• Patrícia Timóteo Coach

Penúltima fase do Startup Juá vai trazer mentores de renome mundial


Patrícia Timóteo

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com o Sebrae, vai concluir a penúltima fase do Startup Juá nesse final de semana, trazendo referências no país e no mundo. 

No sábado, 26, os startupeiros do Cariri aprenderão como fazer o pitch perfeito (apresentação rápida do produto com a intenção de "vender" a ideia para investidores) com Edson Mackeenzy, Hacker de Inovação, eleito melhor mentor de negócios do Brasil, em 2018, pela Associação Brasileira de Startups. Ele é empreendedor criativo, facilitador de hackathon e especialista em inovação aberta.

No domigo, 27, Leo Uchôa abordará o tema "Perspectivas e Internacionalização". Ele tem vasta experiência em estratégias internacionais e em mapeamento de novos mercados, além de atuar em diversas frentes do empreendorismo. Acumula vivência profissional em países da União Europeia e morou dois anos em Pequim, China, conhecendo a realidade do gigante asiático. É membro do Startup Leadership Program, um dos principais programas mundiais para líderes da indústria de tecnologia, com forte atuação na América do Norte, Europa e Ásia. É ainda facilitador do Startup Weekend. Os encontros acontecerão no Sebrae, das 9 às 17h30.

A penúltima etapa do Startup Juá, fase IV, foi iniciada no mês passado, com um workshop voltado à captação de investimentos junto a investidores anjos, aceleradores e fundos de venture capital, ou seja, capital de risco. Trouxe o consultor do Porto Digital, em Recife, Cláudio Nascimento, que destacou: "É importante incentivar e investir em empreendedorismo e inovação para melhorar a vida da população. Infelizmente, nem 5% dos mais de 5 mil municípios brasileiros têm essa consciência que vemos em Juazeiro do Norte."

O Startup Juá, programa de pré-aceleração de negócios inovadores, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e do Sebrae, é inédito no município. Ao todo, sessenta startupeiros, divididos em 15 equipes, estão sendo capacitados e seus projetos amadurecidos. O objetivo é torná-los aptos a saírem do papel. E, segundo o Secretário da Sedeci, Michel Araújo, pelo menos sete deles têm potencial para virarem produtos, considerando criatividade, grau de inovação da ideia, viabilidade da criação do negócio e sua atratividade mercadológica. "A expectativa é de que novas empresas sejam abertas, aqui, em Juazeiro do Norte, favorecendo a economia da região e beneficiando os cidadãos com soluções inovadoras, tecnológicas, rápidas e eficazes de problemas cotidianos em áreas como saúde e mobilidade urbana.

Uma das ideias, por exemplo, consiste numa plataforma digital para a comunidade acadêmica compartilhar seus veículos. Estima-se que o custo da carona seria mais em conta do que usar o transporte público, haja vista conforto e agilidade. Outra vantagem seria o networking, a ampliação da rede de contatos dentro da universidade.

"Geralmente, vemos apenas o motorista num automóvel, fabricado para levar até cinco pessoas. Se mudarmos isso, ajudaremos a desafogar o trânsito e aumentaremos a oferta de vagas de estacionamento", disse a startupeira Ailana Mouta, arquiteta e urbanista.

"É válido ressaltar que o nosso incentivo às startups, incluindo o apoio irrestrito do Prefeito Arnon Bezerra, fortalece o Ecossistema de Inovação do Cariri, o Kariri Valley, formado pela gestão municipal, instituições de ensino superior, entes privados e parceiros como o Sebrae", pontuou Michel Araújo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
ENTRE EM CONTATO

Patrícia Timóteo | (88) 99765.9793 | Email: patriciatimoteocoach@gmail.com

Patrícia Timóteo Coach
Patrícia Timóteo Coach
Patrícia Timóteo Coach